Como repor a estação-base AirPort
Saiba como repor a estação-base AirPort Time Capsule, AirPort Extreme ou AirPort Express.
A reposição da estação-base AirPort restaura-a para um estado que lhe permite recuperar o controlo caso perda a palavra-passe da estação-base ou quando a estação-base não está a responder como esperado. Consoante o modelo da estação-base, pode efetuar um ou mais dos seguintes tipos de reposição:
Reposição de software: repõe a palavra-passe da estação-base e desativa a segurança (definições Controlo de acesso e RADIUS) durante cinco minutos para poder aderir à rede e efetuar as alterações necessárias. Se não fizer alterações durante cinco minutos, a estação-base reverterá para as definições anteriores. Efetue esta reposição se não se lembrar da palavra-passe e, como resultado, não conseguir administrar a estação-base.
Reposição de hardware: repõe a estação-base para um estado não configurado, mas retém a última configuração guardada e todos os perfis guardados, para que possa restaurar a estação-base a partir das definições anteriores. Efetue esta reposição se a estação-base não responder ou se estiver a resolver problemas de rede que não possam ser resolvidos de outra forma.
Reposição das definições de fábrica: semelhante a uma reposição de hardware, mas remove todos os perfis e configurações guardados. Efetue esta reposição se pretender vender ou oferecer a sua estação-base (esta ação não apaga os dados armazenados no disco rígido integrado da Time Capsule nem em qualquer disco rígido externo ligado à estação-base).
Ao efetuar uma reposição de hardware ou uma reposição das definições de fábrica:
A estação-base é configurada para solicitar um endereço IP por DHCP.
A palavra-passe da estação-base é configurada como "pública".
O nome da estação-base é configurado como "estação-base", seguido pelos últimos seis dígitos do endereço MAC (Media Access Control) da estação-base.
O nome de rede da estação-base é configurado como "Rede da Apple", seguido pelos últimos seis dígitos do endereço MAC da estação-base.
A estação-base não ficará visível no
nem no Utilitário AirPort durante um período máximo de 1 minuto. Em seguida, poderá utilizar o dispositivo no seu estado predefinido ou reconfigurá-lo através do Utilitário AirPort.
Antes de repor a estação-base, se possível, deve certificar-se de que o firmware está atualizado.
Repor os modelos 802.11ac ou 802.11n das estações-base AirPort
Procure o botão de reposição que se encontra junto às portas da estação-base. Quando solicitado, pressione este botão com uma caneta ou um clip de papel endireitado.
Reposição de software:
Certifique-se de que a estação-base está ligada a uma fonte de alimentação.
Mantenha premido o botão de reposição durante um segundo e, em seguida, solte-o. A luz de estado na estação-base fica âmbar e intermitente.
No
na barra de menus, selecione a rede Wi-Fi criada pela estação-base.Abra o Utilitário AirPort, que se encontra na pasta Utilitários da pasta Aplicações.
Clique no ícone da sua estação-base no Utilitário AirPort e clique em Editar no menu pop-up. Aqui, pode alterar a palavra-passe ou reconfigurar a estação-base, conforme necessário. Depois de terminar, clique em Atualizar.
Reposição de hardware:
Certifique-se de que a estação-base está ligada a uma fonte de alimentação.
Mantenha premido o botão de reposição durante cerca de cinco segundos, até que a luz de estado da estação-base comece a piscar a âmbar rapidamente. Em seguida, solte o botão.
O processo de reinício da estação-base demora cerca de um minuto até estar concluído.
Abra o Utilitário AirPort, que se encontra na pasta Utilitários da pasta Aplicações.
Clique no botão "Outros dispositivos Wi-Fi" e selecione a estação-base na lista. Clique em Editar.
Clique no botão Outras opções.
Clique em "Restaurar definições anteriores" e, em seguida, clique em Seguinte para concluir este processo.
Quando o Utilitário AirPort indicar que a configuração está concluída, clique em OK.
Reposição das definições de fábrica, disponível apenas com a versão 7.9.1 de firmware no AirPort Time Capsule 802.11ac e no AirPort Extreme 802.11ac:
Desligue a estação-base da fonte de alimentação.
Enquanto mantém premido o botão de reposição, ligue a estação-base à fonte de alimentação e continue a premir o botão de reposição durante cerca de seis segundos, até que a luz de estado da estação-base comece a piscar a âmbar rapidamente.
O processo de reinício da estação-base demora cerca de um minuto até estar concluído. Em seguida, pode utilizar o Utilitário AirPort para reconfigurar a estação-base.
Repor modelos 802.11b/g da estação‑base AirPort Extreme
Procure o botão de reposição que se encontra junto às portas da estação-base. Quando solicitado, pressione este botão com uma caneta ou um clip de papel endireitado.
Reposição de software
Certifique-se de que a estação-base está ligada a uma fonte de alimentação.
Prima o botão de reposição durante dez segundos e, em seguida, solte-o.
Reposição das definições de fábrica
Desligue a estação-base da fonte de alimentação.
Enquanto mantém premido o botão de reposição, ligue a estação-base à fonte de alimentação e continue a premir o botão de reposição durante cerca de cinco segundos, até que as três luzes de estado se acendam. Em seguida, solte o botão.
Repor modelos 802.11b da estação-base AirPort Graphite ou Snow (Ethernet dupla)
Procure o botão de reposição que se encontra junto às portas da estação-base. Quando solicitado, pressione este botão com uma caneta ou um clip de papel endireitado. Se estiver a utilizar uma estação-base AirPort Graphite ou AirPort Snow (Ethernet dupla), ligue o computador diretamente à estação-base através de um cabo Ethernet.
Reposição de software (Mac OS X v10.6 ou anterior)
Certifique-se de que a estação-base está ligada a uma fonte de alimentação.
Mantenha premido o botão de reposição durante um segundo. O LED do meio irá piscar uma vez por segundo durante o modo de reposição de software. A palavra-passe da estação-base é configurada como "pública" e o endereço IP é reposto.
Pode estabelecer ligação à estação-base após efetuar a reposição utilizando as seguintes definições de rede manuais no computador:
Endereço IP 192.42.249.15
Sub-rede 255.255.255.0
Router 192.42.249.13
No
, selecione a rede criada pela estação-base.Abra o Utilitário administrativo do AirPort para Graphite e Snow 4.2.5 para reconfigurar a estação-base.
Endereço IP: a menos que lhe tenha sido atribuído um endereço IP pelo seu fornecedor de serviços Internet ou pelo administrador do sistema, não altere o endereço IP.
Reponha a palavra-passe da estação-base.
Ligue a cifragem para ativar a proteção por palavra-passe da sua rede. Se ligar a cifragem, introduza uma nova palavra-passe para a sua rede.
Altere todas as palavras-passe ou outras definições necessárias e, em seguida, clique em Atualizar. A estação-base utilizará as novas definições depois de reiniciar.
Reposição das definições de fábrica (Mac OS X v10.5 ou anterior)
Configure as seguintes definições TCP do computador para estabelecer ligação através da Ethernet:
Endereço IP 192.42.249.15
Sub-rede 255.255.255.0
Router 192.42.249.13
Desligue a estação-base da fonte de alimentação e, em seguida, volte a ligá-la.
Quando as três luzes de estado estiverem acesas, mantenha premido o botão de reposição durante 30 segundos, até a luz de estado do meio da estação-base AirPort se acender. Se estiver a utilizar uma estação-base Graphite e a luz do meio ficar verde, isso significa que premiu o botão de reposição demasiado tarde. Desligue a estação-base da fonte de alimentação e tente novamente.
Abra o Utilitário AirPort Admin Utility para Graphite e Snow 4.2.5 para reconfigurar a estação-base e reinstalar o software da estação-base. O nome da estação-base será configurado como o ID de Ethernet da estação-base (por exemplo, 00-50-E4-5B-8F-EA).