Acerca dos instantâneos locais do Time Machine

O Time Machine permite restaurar ficheiros a partir de instantâneos locais dos mesmos no Mac, mesmo quando o disco de cópia de segurança do Time Machine não está disponível.

O disco de cópia de segurança do Time Machine poderá não estar sempre disponível, por isso, o Time Machine também armazena algumas das cópias de segurança no Mac. Estes são os instantâneos locais.

Como utilizar os instantâneos locais

Se o seu disco de cópia de segurança não estiver disponível, o Time Machine usa automaticamente instantâneos locais para o ajudar a restaurar ficheiros. Volte a ligar o disco de cópia de segurança para dispor de ainda mais cópias de segurança.

Saiba como restaurar ficheiros a partir do Time Machine

Com que frequência são guardados instantâneos locais

O Time Machine guarda um instantâneo do disco de arranque por hora, aproximadamente, e mantém-no durante 24 horas. Mantém um instantâneo adicional da sua última cópia de segurança do Time Machine bem-sucedida até o espaço ser necessário. Além disso, no macOS High Sierra ou posterior, é guardado outro instantâneo antes de instalar qualquer atualização do macOS.

Como os instantâneos locais utilizam espaço de armazenamento

Não precisa de se preocupar com o espaço de armazenamento utilizado pelos instantâneos locais, uma vez que estes não utilizam espaço necessário para tarefas como fazer o download de ficheiros, copiar ficheiros ou instalar software. Na verdade, o Mac contabiliza o espaço utilizado pelos instantâneos como armazenamento disponível.

Ainda assim, o Time Machine armazena os instantâneos apenas em discos com bastante espaço livre e elimina automaticamente os instantâneos quando já são antigos ou quando o espaço é necessário.

Se pretender apagar instantâneos locais manualmente, desative temporariamente as cópias de segurança:

  1. Abra as definições do Time Machine:

    • Selecione as definições (ou preferências) do Time Machine no menu do Time MachineNenhum texto alternativo fornecido para a imagem na barra de menus.

    • Em alternativa, no macOS Ventura ou posterior, selecione o menu Apple  > Definições do sistema, clique em Geral na barra lateral e, em seguida, clique em Time Machine no lado direito.

    • Em alternativa, no macOS Monterey ou anterior, selecione o menu Apple  > Preferências do sistema e clique em Time Machine.

  2. Desative as cópias de segurança automáticas nas definições do Time Machine:

    • No macOS Ventura ou posterior, clique em Opções, selecione Manualmente no menu pop-up Frequência de cópia de segurança e clique em OK.

    • No macOS Monterey ou anterior, desmarque a opção "Efetuar cópia automaticamente" ou utilize o manípulo Desativar/Ativar, consoante o que for apresentado.

  3. Aguarde alguns minutos para permitir que os instantâneos locais sejam apagados. Em seguida, ative novamente a cópia de segurança automática. O Time Machine memoriza os discos de cópia de segurança que estava a utilizar.

Data de publicação: