Idiomas

Mac OS X 10.5 e 10.6: como fazer backup e restaurar arquivos

Saiba como fazer backup e restaurar arquivos no Mac OS X 10.5 ou 10.6.

Você deve fazer backups do sistema regularmente e manter diversos backups de arquivos importantes que não podem ser substituídos. Sem outras cópias de backup dos seus arquivos, eles existirão apenas no Mac.

Dica: faça pelo menos uma cópia de backup dos arquivos importantes em outro local físico (ou seja, um local "externo"). Um método fácil de backup é copiar arquivos importantes para o iCloud.

Como usar o Time Machine

O OS X inclui Time Machine para que você possa fazer backup automático do seu sistema e de arquivos importantes para um disco ou volume de rede diferente. O Time Machine também possui uma interface fácil de usar para restaurar arquivos ou todo o sistema.

Como usar o Utilitário de Disco

Esse processo de backup alternativo produzirá uma imagem de disco de todo o conteúdo do disco do Mac OS X. Ele preserva os atributos exclusivos dos seus arquivos, como permissões, ACLs e UUIDs. O backup da imagem de disco é útil para backups do tipo arquivamento para o armazenamento externo.

Você pode armazenar o disco externo em outro local (um backup externo). Se o disco externo não tiver espaço livre suficiente para armazenar futuros backups, use outro disco ou exclua backups anteriores para liberar espaço.

Instruções sobre como fazer backup em um disco rígido externo através do Utilitário de Disco

  1. Conecte um disco rígido externo (FireWire ou USB) com espaço livre suficiente para armazenar pelo menos uma cópia dos conteúdos do HD Macintosh.
  2. Inicialize a partir do DVD de Instalação do Mac OS X 10.5 ou 10.6. Insira o disco, reinicie o sistema e mantenha pressionada a tecla C.
  3. Selecione seu idioma. Não inicie a instalação.
  4. Selecione Utilitário de Disco no menu Utilitários.
  5. Selecione o disco do qual deseja fazer backup (o disco de origem, como o HD Macintosh) no painel de origem à esquerda.
  6. Clique em "Verificar Disco" para verificar se há problemas no disco rígido. Se houver problemas, clique em "Reparar Disco" para reparar.
  7. Clique no botão "Nova Imagem" na barra de ferramentas.
  8. Escolha um nome útil para a imagem, como "Backup 15-04-2009 HD Macintosh". A data no nome facilita a identificação de quando o backup foi feito.

    Observação: para obter mais segurança, criptografe a imagem de disco do backup. No menu pop-up "Criptografia:", selecione criptografia AES 128 bits ou 256 bits. Quando solicitado, digite uma senha para a criptografia: use o assistente de senha para criar uma senha segura ou consulte este link para obter informações sobre como escolher uma senha segura.
     
  9. Verifique se o destino de salvamento é um local do disco rígido externo e clique em "Salvar" para continuar.
  10. Digite o nome e a senha de administrador, se solicitado. O processo de geração de imagem será iniciado. O tempo de conclusão do processo de geração de imagem dependerá de fatores como a quantidade de dados no HD Macintosh. As imagens serão geradas a aproximadamente 1 GB por minuto, dependendo de vários fatores.
  11. Quando o processo de criação de imagem estiver concluído, selecione a imagem de disco recém-criada no painel de dispositivos.  Em seguida, escolha Imagens > Escanear Imagem para Restaurar.... na barra de menus e aguarde a conclusão do processo.
  12. Feche o Utilitário de Disco (pressione Command+Q). Em seguida, pressione Command+Q para fechar o instalador do Mac OS X. Aparecerá uma solicitação para reiniciar o computador.

Como restaurar o conteúdo da imagem de disco de backup no disco interno do Mac OS X

Observação: se o Mac que está sendo restaurado não for o mesmo Mac usado para fazer o backup da imagem de disco, use o Assistente de Migração em vez do Utilitário de Disco para transferir corretamente os dados para o Mac.

Importante: estas etapas sobrescrevem dados com o mesmo nome no mesmo local, como os arquivos na área de trabalho e na pasta Início.

  1. Conecte o disco externo no qual o backup foi feito.
  2. Inicialize a partir do DVD de Instalação do Mac OS X 10.5 ou 10.6. Insira o disco, reinicie o sistema e mantenha pressionada a tecla C.
  3. Selecione seu idioma. Não inicie a instalação.
  4. Selecione Utilitário de Disco no menu Utilitários.
  5. Selecione o disco do Mac OS X interno no qual deseja fazer a restauração.
  6. Clique na guia Restaurar.
  7. Arraste o disco interno para o campo "Destino:".
  8. Clique no botão "Imagem..." ao lado do campo "Origem:".
  9. Navegue até o local da imagem do backup que você deseja restaurar (localizado no seu disco externo).
  10. Clique em "Abrir" para continuar.
  11. Clique no botão "Restaurar". Confirme que você deseja "Restaurar o Disco" clicando em "Restaurar" novamente. Essa ação substituirá os dados no volume do Mac OS X pelos dados do backup que tiverem o mesmo nome e o mesmo local.
  12. Insira o nome e a senha de administrador quando solicitado. Se a imagem de disco do backup estiver criptografada, digite a senha da imagem de disco. O tempo de restauração a partir da imagem depende de fatores como a quantidade de dados na imagem do disco do backup.

Como fazer backup de arquivos manualmente

Você também pode arrastar os arquivos manualmente do volume do Mac OS X para um dispositivo de armazenamento externo ou volume de rede. Também é possível gravar cópias de backup em CDs e DVDs virgens no Finder. Geralmente, a pasta Início contém os arquivos mais importantes para backup. O Mac OS X e os aplicativos de terceiros podem ser reinstalados pelos discos originais ou pelos arquivos de imagem de origem se necessário.

Additional Information

Usar um serviço de e-mail IMAP como o iCloud é uma ótima maneira de garantir uma cópia do seu e-mail no servidor externo. 

Se quiser confirmar a integridade de seus backups, use o Utilitário de Disco para verificar as imagens de disco do backup:

  1. No Utilitário de Disco, escolha Imagens > Verificar...
  2. Navegue para o local da imagem de disco de backup.
  3. Clique na imagem de disco que deseja verificar.
  4. Clique em "Verificar" para fazer uma verificação da imagem. 

Observação: para obter informações sobre backup para o Mac OS X 10.4, consulte este artigo.

Última modificação: 18/01/2014
Ajudou?
Sim
Não
  • Last Modified: 18/01/2014
  • Article: HT1553
  • Views:

    8949
  • Rating:
    • 20.0

    (1 respostas)

Outras informações