Este artigo foi arquivado e já não é actualizado pela Apple.

Estações-base Wi-Fi: instalar e configurar um Sistema de distribuição sem fios (WDS) (802.11b/g)

Este artigo define os passos essenciais necessários para instalar uma rede sem fios de um Sistema de distribuição sem fios (WDS) de 802.11g através do AirPort Extreme (802.11g) ou do AirPort Express (802.11g).

Se estiver a utilizar o Mac OS X v10.4 ou anterior, a instalação do WDS necessita do Utilitário administrativo do AirPort para Graphite e Snow 4.2.5. Se estiver a utilizar o Mac OS X v10.5, utilize o Utilitário AirPort. As instruções para cada aplicação encontram-se descritas abaixo.

Componentes de um WDS — estações-base principais, de retransmissão e remotas

No alt supplied for Image No alt supplied for Image

➊ Estação-base principal WDS (estação-base Wi-Fi primária)

➋ Estação-base de retransmissão WDS

➌ Estação-base remota WDS

Configurar um Sistema de distribuição sem fios (WDS)

Instruções para utilizar o Utilitário administrativo do AirPort para Graphite e Snow 4.2.5

Importante: o Utilitário administrativo do AirPort para Graphite e Snow 4.2.5 foi concebido para estações-base Wi-Fi 802.11g.

Comece pela estação-base que será configurada como estação-base principal, depois configure a estação-base de retransmissão (se utilizar uma) e, por fim, configure a estação-base remota.

Certifique-se de que as estações-base Wi-Fi estão suficientemente próximas entre si para que consigam obter um bom sinal de rádio da estação-base a que estão ligadas. As localizações irão variar de acordo com o ambiente do edifício e poderá ser necessário efetuar algumas experiências.

Se tiver configurado as suas estações-base Wi-Fi anteriormente, reponha as definições de fábrica em todas as estações-base que irão fazer parte do WDS, antes de começar. Encontre informações detalhadas sobre este procedimento e as respetivas consequências aqui.

  1. Ligue todas as estações-base Wi-Fi e dê-lhes o tempo necessário para aparecerem na Opção de menu extra AirPort.

  2. Na Opção de menu extra AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi 802.11g que pretende configurar (começando pela estação-base principal). As estações-base Wi-Fi podem incluir o AirPort Extreme (802.11g) e o AirPort Express (802.11g).

  3. Abra o Utilitário administrativo do AirPort para Graphite e Snow, localizado em Aplicações/Utilitários num Mac (pode também descarregá-lo e instalá-lo a partir daqui).

  4. Selecione a estação-base Wi-Fi no Seletor de estação-base e clique em Configurar.

  5. Na secção Rede AirPort, crie um Nome da rede sem fios para a rede WDS.

  6. Opcional: por predefinição, a Segurança da rede sem fios está definida para Desativada, pelo que não será necessário introduzir uma palavra-passe para aceder à rede. Recomendamos que clique no botão Alterar segurança da rede sem fios..., selecione WPA2 pessoal e crie uma palavra-passe que tenha entre 8 e 63 caracteres.

  7. No menu de canais, selecione 1. Pode selecionar um número de canal diferente, mas note que, idealmente, deve haver três canais de diferença entre as redes vizinhas.

  8. Selecione Rede na barra de ferramentas.

  9. Se estiver a configurar a estação-base principal, certifique-se de que a opção Distribuir endereços IP está selecionada (a não ser que já tenha outro router a fornecer os serviços de DHCP). Se estiver a configurar uma estação-base de retransmissão ou remota, anule a seleção dessa definição para esse dispositivo.

  10. Clique em WDS na barra de ferramentas.

  11. Selecione Ativar esta estação-base como WDS.

  12. Escolha "estação-base principal", "estação-base remota" ou "estação-base de retransmissão" no menu Modo WDS.

    • Se estiver a configurar uma estação-base principal, clique no botão Adicionar (+) e insira o ID AirPort ou o endereço MAC sem fios para as estações-base remotas. A lista pode demorar alguns segundos a aparecer.

    • Se estiver a adicionar uma estação-base remota, introduza o ID AirPort ou o endereço MAC sem fios da estação-base principal.

    • Se estiver a adicionar uma estação-base de retransmissão, introduza o ID AirPort ou o endereço MAC sem fios da estação-base principal e, em seguida, clique em Adicionar (+) para inserir os ID AirPort ou os endereços MAC sem fios das estações-base WDS remotas.

  13. Clique em OK.

  14. Clique em Atualizar.

A opção assinalável "Permitir clientes sem fios nesta estação-base" encontra-se selecionada por predefinição. Não altere esta definição, tanto nesta como noutras estações-base, a não ser que tenha a necessidade específica de impedir o tráfego sem fios para uma estação-base específica. Se anular a seleção da opção assinalável "Permitir clientes sem fios nesta estação-base" e posteriormente pretender alterar as definições da estação-base, terá de estabelecer ligação à porta LAN da estação-base através de um cabo Ethernet. Não será possível estabelecer uma ligação sem fios à estação-base sem a reconfigurar.

Instruções para utilizar o Utilitário AirPort 5.5.2 ou posterior

Comece pela estação-base que será configurada como estação-base principal. Depois, configure a estação-base de retransmissão (se utilizar uma) e, por fim, configure a estação-base remota. Apresentamos informações detalhadas sobre como configurar cada uma das estações-base abaixo.

Certifique-se de que as estações-base Wi-Fi estão suficientemente próximas entre si para que consigam obter um bom sinal de rádio da estação-base à qual serão ligadas. As localizações irão variar de acordo com o ambiente do edifício e poderá ser necessário efetuar algumas experiências.

Se tiver configurado as suas estações-base Wi-Fi anteriormente, reponha as definições de fábrica em todas as estações-base que irão fazer parte do WDS, antes de começar. Encontre informações detalhadas sobre este procedimento e as respetivas consequências aqui.

O WDS foi concebido para o 802.11g e não deve ser utilizado com dispositivos 802.11n. As estações-base Wi-Fi podem incluir o AirPort Extreme (802.11g) e o AirPort Express (802.11g).

Existem dois passos para configurar o WDS principal. O primeiro é configurar a estação-base Wi-Fi com as definições pretendidas para que estabeleça ligação à Internet adequadamente sem ter em conta as definições WDS. Assim que concluir este procedimento, siga os passos para configurar o WDS principal.

Ligar uma estação-base WDS principal à Internet

  1. Na Opção de menu extra AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi 802.11g que pretende configurar.

  2. Abra o Utilitário AirPort. O Utilitário AirPort está localizado em Aplicações/Utilitários no Mac ou em Iniciar > Todos os programas > AirPort no Windows.

  3. Selecione a estação-base Wi-Fi WDS principal no Seletor de estação-base (começando pela estação-base principal) e, em seguida, clique em Configurar.

  4. Introduza um nome para a estação-base Wi-Fi.

  5. Introduza uma palavra-passe para proteger as definições da estação-base Wi-Fi e clique em Continuar.

  6. Selecione Quero criar uma rede sem fios e clique em Continuar.

  7. Dê um nome à rede sem fios.

  8. Opcional: de modo a evitar que pessoas não autorizadas acedam à sua rede sem fios, recomendamos que deixe o WPA2 pessoal como o tipo de segurança predefinido e crie uma palavra-passe/frase-passe que tenha entre 8 e 63 caracteres. Selecione a opção pretendida e clique em Continuar.

  9. Selecione o seu tipo de ligação à Internet e clique em Continuar.

  10. Introduza os dados TCP/IP necessários e clique em Continuar.

  11. Clique em Atualizar.

  12. Permita que a estação-base reinicie.

Configurar uma estação-base WDS principal

  1. Ligue todas as estações-base Wi-Fi e dê-lhes o tempo necessário para aparecerem na Opção de menu extra AirPort.

  2. Na Opção de menu extra AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi 802.11g principal que pretende configurar.

  3. No Utilitário AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi WDS principal na lista de dispositivos no lado esquerdo da janela e clique em Configuração manual.

  4. Selecione o ícone do AirPort na barra de ferramentas e clique no separador Sem fios.

  5. No Modo sem fios, selecione Participar numa rede WDS.

  6. Clique no separador WDS.

  7. No Modo WDS, selecione WDS principal.

  8. Ative a opção Permitir clientes sem fios (ver abaixo a primeira nota).

  9. Clique no botão Adicionar (+) e insira o ID AirPort ou o endereço MAC sem fios para as estações-base de retransmissão ou remotas que estejam ao alcance (ver abaixo a segunda nota) e, em seguida, clique em OK. Os WDS remotos terão de ser ligados a um WDS de retransmissão, uma vez que o WDS principal estará demasiado afastado para poderem ser configurados mais tarde.

  10. Quando tiver adicionado todas as estações-base Wi-Fi, clique em Atualizar.

Configurar uma estação-base WDS remota

  1. Certifique-se de que todas as estações-base Wi-Fi estão ligadas e dê-lhes o tempo necessário para aparecerem na Opção de menu extra AirPort.

  2. Na Opção de menu extra AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi 802.11g que pretende configurar como WDS remoto.

  3. No Utilitário AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi WDS remota no Seletor de estação-base e clique em Configuração manual.

  4. Selecione o ícone do AirPort na barra de ferramentas e clique no separador Sem fios.

  5. No Modo sem fios, selecione Participar numa rede WDS.

  6. Clique no separador WDS.

  7. No Modo WDS, selecione WDS remoto.

  8. Ative a opção Permitir clientes sem fios (ver abaixo a primeira nota).

  9. Caso ainda não o tenha feito, introduza o ID AirPort do WDS principal e, em seguida, clique em Atualizar.

Configurar uma estação-base WDS de retransmissão

  1. Certifique-se de que todas as estações-base Wi-Fi estão ligadas e dê-lhes o tempo necessário para aparecerem na Opção de menu extra AirPort.

  2. Na Opção de menu extra AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi 802.11g que pretende configurar como WDS de retransmissão.

  3. No Utilitário AirPort, selecione a estação-base Wi-Fi WDS de retransmissão no Seletor de estação-base e clique em Configuração manual.

  4. Selecione o ícone do AirPort na barra de ferramentas e clique no separador Sem fios

  5. No Modo sem fios, selecione Participar numa rede WDS.

  6. Clique no separador WDS.

  7. No Modo WDS, selecione WDS retransmissão.

  8. Ative a opção Permitir clientes sem fios (ver abaixo a primeira nota).

  9. Caso ainda não o tenha feito, introduza o ID AirPort do WDS principal.

  10. Clique no botão Adicionar (+) e insira o ID AirPort ou o endereço MAC sem fios das diferentes estações-base WDS remotas que estejam ao alcance, mas que não estejam ligadas diretamente ao WDS principal (ver abaixo a segunda nota) e, em seguida, clique em OK.

  11. Clique em Atualizar.

Nota: a opção "Permitir clientes sem fios" deve estar selecionada nesta e noutras estações-base, a não ser que tenha a necessidade específica de impedir o tráfego sem fios para uma estação-base em particular. Se anular a seleção da opção assinalável "Permitir clientes sem fios" e posteriormente pretender alterar as definições da estação-base, tem de estabelecer ligação à porta LAN da estação-base através de um cabo Ethernet. Não será possível estabelecer uma ligação sem fios à estação-base sem a reconfigurar.

Nota: ao configurar estações-base num WDS, é necessário saber o ID AirPort de cada uma delas. O ID AirPort, também conhecido como endereço MAC (Media Access Controller), está impresso na etiqueta situada na parte de baixo da estação-base AirPort Extreme (próximo do símbolo AirPort) e na lateral do adaptador de corrente da estação-base AirPort Express. Para facilitar a configuração de um WDS, coloque todas as estações-base numa mesa e ligue-as a uma fonte de alimentação.

Saiba mais

Se optar por fazer uma configuração de WDS manual (por oposição à funcionalidade automática utilizada nos passos indicados acima), certifique-se de que todas as estações-base têm o mesmo nome de rede, canal e segurança (palavra-passe). A tentativa de atribuir nomes de rede diferentes às estações-base Wi-Fi numa rede WDS pode tornar a rede inoperacional. Voltar a atribuir o nome de rede do WDS principal às estações-base deverá permitir à rede ficar novamente operacional.

Quando utilizar o WDS, tenha em conta que parte da capacidade de cada estação-base Wi-Fi é utilizada para manter a rede. Isto significa que, ao medir a velocidade máxima de desempenho da rede, esta seria inferior à obtida ao utilizar apenas uma estação-base.

Data de publicação: