Idiomas

iOS: entender a funcionalidade de multitarefas

As Multitarefas são uma funcionalidade do iOS que permitem que as aplicações desempenhem certas tarefas em segundo plano enquanto utiliza outra aplicação. Saiba que funcionalidades utilizam as multitarefas, como saltar entre apps e como resolver problemas com as multitarefas.

O iOS 7 permite-lhe saltar instantaneamente entre apps e retomar uma app. Quando voltar a uma aplicação, pode retomar o que estava a fazer quando saiu da aplicação. A funcionalidade de multitarefas não torna mais lento o desempenho da aplicação em primeiro plano nem esgota desnecessariamente a duração da bateria.

Siga estes passos para alternar rapidamente entre aplicações:

  1. Faça duplo clique no botão principal para apresentar as aplicações utilizadas recentemente.
  2. Passe os dedos para a esquerda ou para a direita e localize a aplicação que pretende utilizar.
  3. Toque na aplicação para mudar para a mesma.

Multitarefas e actualização das apps em segundo plano

Algumas apps podem continuar a funcionar durante um pequeno período de tempo e são depois configuradas para um estado suspenso para que não estejam a funcionar activamente, abertas ou a gastar recursos do sistema. Serão iniciadas instantaneamente ao serem retomadas.

Determinadas tarefas ou serviços poderão continuar a funcionar em segundo plano. Para reduzir o efeito na duração da bateria, a actualização normal das apps em segundo plano é efectuada em alturas eficientes, como quando o seu dispositivo está ligado ao Wi-Fi, a uma fonte de energia ou a ser activamente utilizado.

Pode ajustar a actividade em segundo plano das suas apps em Definições > Geral > Actualização em segundo plano.

Quando a Actualização em segundo plano está activada, as apps servem-se desta funcionalidade para se actualizarem em segundo plano. Por exemplo, uma app pode procurar novos conteúdos disponíveis e descarregar as actualizações ou recuperar conteúdos actualizados em segundo plano quando recebe uma notificação push para que os novos conteúdos estejam prontos para visualização quando abre a app. As apps também podem agendar actualizações em segundo plano consoante a sua localização. Seforçar uma app a encerrar arrastando-a do ecrã das multitarefas, a app não conseguirá concretizar as suas tarefas em segundo plano como o rastreamento da localização ou responder a chamadas VoIP até voltar a abrir a app. 

O iOS aprende padrões com base na sua utilização do dispositivo e tenta prever quando é que uma app deve ser actualizada em segundo plano. Também aprende quando o dispositivo está tipicamente inactivo, por exemplo durante a noite, de forma a reduzir a frequência quando o dispositivo não está a ser utilizado.

Se desactivar a Actualização em segundo plano, nenhuma app será capaz de actualizar em segundo plano. Pode, no entanto, permitir que apenas algumas app actualizem em segundo plano. 

Indicadores da barra de estado

Pode visualizar algumas das tarefas activas em segundo plano na barra de estado:

  • Serviços de localização/GPS: quando activos, o ícone de localização aparece na barra de estado. Pode também ver uma barra de estado azul, com dupla altura, caso a app tenha a navegação passo a passo activada. Se uma app estiver a utilizar os Serviços de localização como o geofence ou a navegação passo a passo, poderá pausar o serviço dentro da app.

    Pode visualizar uma lista de apps que utilizaram recentemente os serviços de localização e uma explicação dos três ícones de localização em Definições > Privacidade > Serviços de localização. Saiba mais sobre os Mapas e a navegação passo a passo.
  • Sincronização do iTunes: quando o ícone de sincronização aparece na barra de estado, o dispositivo está a ser partilhado ou a sincronizar sem fios com o iTunes.
  • Actividade de rede: quando o ícone da actividade de rede aparece na barra de estado, está a ocorrer actividade de rede na app actual. O indicador de actividade na rede surgirá apenas para as seguintes funcionalidades ou actividades, caso esteja a utilizar a aplicação correspondente:
    • Carregamentos e descargas da Partilha
    • As descargas e actualizações regulares de aplicações da App Store e do Quiosque
    • Descargas automáticas (música, livros e aplicações)
    • Descargas do iTunes Match
    • Verificação de e-mail
    • Restauros do iCloud

As apps de terceiros também utilizam o ícone para indicar actividade de rede.

  • Voice over IP (VoIP): uma barra de estado de altura dupla irá aparecer quando deixa a app principal VoIP, como por exemplo o Skype durante uma chamada. Se tem sessão iniciada num serviço VoIP, as apps ainda podem receber chamadas em segundo plano, mas não apresentarão a barra de estado de altura dupla.

 

Additional Information

Se uma app não responde aos seus comandos ou não funciona como esperado, faça o seguinte, testando após cada passo:

  1. Verifique a existência de actualizações para as apps.
  2. Force o encerramento da app.
  3. Reinicie o dispositivo
  4. Actualize o seu dispositivo iOS.

Saiba mais sobre a resolução de problemas relacionados com as apps.

Para obter sugestões sobre como optimizar as suas definições para uma máxima duração da bateria no seu dispositivo iOS, consulte a página de baterias da Apple.

Importante: A informação sobre produtos não fabricados pela Apple é fornecida para fins meramente informativos e não constitui uma aprovação ou uma recomendação da Apple. Para informações adicionais, contacte o seu fornecedor.

Última alteração: 7/Jan/2014
Útil?
Sim
Não
  • Last Modified: 7/Jan/2014
  • Article: HT4211
  • Views:

    4902
  • Rating:
    • 100.0

    (1 respostas)

Informações adicionais de suporte do produto