Acerca das anomalias de píxeis nos monitores LCD dos produtos Apple lançados em 2010 e datas posteriores

Saiba mais sobre anomalias de píxeis, os motivos e o que fazer se o painel LCD tiver mais do que um número aceitável de anomalias de píxeis.

Muitos produtos Apple utilizam ecrãs de cristais líquidos (LCD). A tecnologia LCD utiliza linhas e colunas de pontos endereçáveis (píxeis) que processam o texto e as imagens no ecrã. Cada píxel possui três subpíxeis separados (vermelho, verde e azul) que permitem a apresentação da imagem em cor total. Cada subpíxel possui um transístor correspondente responsável por ligar e desligar esse subpíxel.

Dependendo do tamanho do ecrã, o painel LCD pode ter milhares ou milhões de subpíxeis. Por exemplo, o painel LCD utilizado no iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2019) possui uma resolução de ecrã de 5120 x 2880, o que significa que tem mais de 14,7 milhões de píxeis. Cada píxel possui um subpíxel vermelho, verde e azul, resultando em mais de 44 milhões de elementos de imagem individuais no ecrã de 27 polegadas. Por vezes, um transístor pode não funcionar perfeitamente, o que fará com que o subpíxel afetado permaneça desligado (escuro) ou ligado (claro). Com milhões de subpíxeis num ecrã, é possível ter um número reduzido de transístores deste tipo num LCD. Em alguns casos, uma pequena partícula de pó ou outro material estranho pode parecer uma anomalia de píxel. A Apple empenha-se em utilizar painéis LCD da mais alta qualidade nos seus produtos. No entanto, as anomalias de píxeis podem ocorrer numa pequena percentagem de painéis. 

Em muitos casos, as anomalias de píxeis são causadas por um material estranho que está preso no ecrã ou na superfície frontal do painel de vidro. Os materiais estranhos têm, normalmente, uma forma irregular e são mais percetíveis sobre um fundo branco. Os materiais estranhos que estiverem na superfície frontal do painel de vidro são facilmente removíveis utilizando um pano que não liberte pelos. Os materiais estranhos que estiverem presos dentro do ecrã têm de ser removidos por um Centro de assistência autorizado Apple ou uma loja Apple Store. 

Se estiver preocupado com anomalias de píxeis no ecrã, leve o produto Apple para uma análise mais detalhada numa Apple Store, num Centro de assistência autorizado Apple ou num Centro de assistência independente. Poderá ser cobrado um valor pela avaliação. As peças Apple genuínas também estão disponíveis para reparações fora da garantia através da Assistência própria.*

  Anomalia de píxel escuro     Anomalia de píxel claro        Material estranho              

Exemplos de anomalias de píxeis

Mais informações

Saiba mais sobre anomalias de píxeis em produtos Apple mais antigos.

* Os Centros de assistência independentes têm acesso a peças genuínas, ferramentas, formação, manuais Service Guide, diagnósticos e recursos da Apple. As reparações realizadas por Centros de assistência independentes não são abrangidas pela garantia da Apple nem por planos AppleCare, mas poderão ser abrangidas pela garantia de reparação do próprio fornecedor. A Assistência própria fornece acesso a peças, ferramentas e manuais de reparação Apple genuínos para que os clientes com experiência em reparação de dispositivos eletrónicos possam realizar uma reparação fora da garantia por conta própria. A Assistência própria está atualmente disponível em determinados países ou regiões para modelos específicos de computadores Mac lançados em 2020 ou posteriormente. Para ver os manuais de reparação e encomendar peças de modelos elegíveis, aceda à página Assistência própria.

Data de publicação: