Sobre anomalias de pixel na tela LCD para produtos Apple lançados de 2010 em diante

Saiba mais sobre anomalias de pixel, por que elas ocorrem e o que fazer se achar que o painel LCD apresenta um número de anomalias de pixel maior que o aceitável.

Muitos produtos Apple usam telas de cristal líquido (LCD). A tecnologia LCD usa fileiras e colunas de pontos identificáveis (pixels) que convertem texto e imagens na tela. Cada pixel tem três subpixels separados (vermelho, verde e azul) que fazem a conversão de uma imagem em cores completas. Cada subpixel tem um transistor correspondente responsável por ativar e desativar esse subpixel.

Dependendo do tamanho da tela, pode haver milhares ou milhões de subpixels no painel LCD. Por exemplo, a tela do painel LCD usado no iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2019) tem resolução de 5120 x 2880, ou seja, ela tem 14,7 milhões de pixels. Cada pixel é composto de um subpixel vermelho, um verde e um azul, resultando em mais de 44 milhões de elementos de imagem individuais na tela de 27 polegadas. Às vezes, um transistor pode não funcionar perfeitamente, e o resultado disso é um subpixel afetado que permanece desativado (escuro) ou ativado (brilhante). Com milhões de subpixels em uma tela, é possível que haja um número baixo de transistores assim em um LCD. Em alguns casos, uma pequena poeira ou outro material estranho pode aparentar ser uma anomalia de pixel. A Apple se esforça para usar painéis de LCD da mais alta qualidade em seus produtos. No entanto, as anomalias de pixel podem ocorrer em uma pequena porcentagem de painéis. 

Em muitos casos, as anomalias de pixel são causadas por um pedaço de material estranho que fica preso em algum lugar na tela ou na superfície frontal do painel de vidro. O material estranho normalmente tem forma irregular e costuma ser mais perceptível quando visto contra um fundo branco. Materiais estranhos presos à superfície frontal do painel de vidro podem ser facilmente removidos com um pano que não solte fiapos. Os materiais estranhos que ficarem presos dentro da tela devem ser removidos por um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP) ou uma Apple Store. 

Se estiver preocupado com anomalias de pixel na tela, leve o produto Apple a um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP), uma Apple Store ou um Fornecedor independente de reparo para uma análise mais detalhada. A avaliação pode ser cobrada. Peças originais da Apple também estão disponíveis para reparos fora da garantia pelo Self Service Repair.*

  Anomalia de pixel escuro     Anomalia de pixel brilhante        Material estranho              

Exemplos de anomalia de pixel

Saiba mais

Saiba mais sobre anomalias de pixel em produtos Apple anteriores.

* Os Fornecedores independentes de reparo têm acesso a ferramentas, treinamentos, guias de serviço, diagnósticos, recursos e peças originais da Apple. Os reparos realizados por tais fornecedores não estão cobertos pela garantia da Apple ou pelos planos AppleCare, mas podem estar cobertos pela garantia de reparo do próprio fornecedor. O Self Service Repair fornece acesso a ferramentas, manuais de reparo e peças originais da Apple para que os clientes com experiência nas complexidades do reparo de dispositivos eletrônicos possam realizar o próprio reparo fora da garantia. No momento, o Self Service Repair está disponível em determinados países ou regiões para modelos específicos de computadores Mac lançados em 2020 ou posteriormente. Para ver manuais de reparo e fazer pedidos de peças de modelos qualificados, acesse a página Self Service Repair.

Data da publicação: