Se o monitor externo estiver escuro ou apresentar uma baixa resolução

Experimente estas soluções se o Mac estiver a funcionar, mas o monitor externo ligado ao mesmo tiver um ecrã em branco ou preto (sem vídeo) ou não conseguir utilizar as respetivas resoluções ou taxas de atualização mais elevadas.

Verificar os cabos e as ligações

Certifique-se de que os cabos de alimentação e de vídeo do monitor externo estão ligados de forma segura e correta em ambas as extremidades. Saiba mais sobre como ligar um monitor ao Mac.

O monitor externo ficará escuro ou utilizará uma resolução ou taxa de atualização inferior se o cabo de vídeo ou qualquer adaptador que possa estar a utilizar não suportar a resolução e a taxa de atualização do monitor. Se estiver a utilizar um adaptador Thunderbolt ou USB-C, este também tem de ser compatível com o DisplayPort Alt Mode, Thunderbolt 3 ou Thunderbolt 4.

Se o monitor estiver ligado a um portátil Mac com a tampa fechada, certifique-se de que o Mac está ligado à corrente e a utilizar um teclado e rato externos.

Se o monitor estiver ligado a um hub ou uma base de ligação, ligue o monitor a uma porta diretamente no Mac.

Saber que dispositivos são compatíveis com o Mac

O monitor externo ficará escuro se exceder o número máximo de monitores externos que o Mac pode utilizar ao mesmo tempo. Este limite varia consoante o modelo de Mac.

O monitor externo ficará escuro ou utilizará uma resolução ou taxa de atualização inferior se o configurar para exceder a resolução ou taxa de atualização máxima suportada. Este limite varia consoante o modelo de Mac, o monitor, o cabo de vídeo e o adaptador utilizados com o monitor, assim como a resolução e a taxa de atualização de outros monitores ligados. Saiba o que fazer se o ecrã ficar escuro depois de alterar a resolução ou a taxa de atualização.

Para saber quantos monitores externos são suportados pelo Mac e a que resoluções e taxas de atualização, verifique as especificações do modelo de Mac:

Detetar o monitor

Se o Mac não conseguir detetar o monitor externo, o monitor externo ficará escuro. Siga um ou mais destes passos para tentar detetar novamente o monitor.

  • Desligue o monitor do Mac e volte a ligá-lo. Pode ser útil desligar primeiro o monitor.

  • Coloque o Mac em modo de pausa e, em seguida, reative-o. Em portáteis Mac, pode fechar a tampa durante alguns segundos e, em seguida, voltar a abri-la.

  • Selecione o menu Apple  > Definições do sistema (ou Preferências do sistema) e, em seguida, clique em Monitores. Mantenha premida a tecla Opção para mostrar o botão Detetar monitores e, em seguida, clique no botão.

  • Reinicie o Mac. Se não conseguir reiniciar o Mac, mantenha o botão de alimentação premido durante cerca de 10 segundos para o desligar. Em seguida, prima e solte o botão de alimentação para voltar a ligá-lo.

Permitir a ligação do monitor

Quando ligar um monitor a um portátil Mac com processador Apple, o Mac poderá perguntar se permite ligar este acessório (o monitor). Se não permitir a ligação, o monitor permanece escuro. Saiba mais sobre como permitir a ligação de acessórios a portáteis Mac.

Verificar o brilho do monitor

Se o monitor externo estiver escuro, certifique-se de que o brilho não foi reduzido.

  • Se o teclado e o monitor externo forem fabricados pela Apple, pode utilizar a tecla Aumentar brilhoSem texto alternativo para a imagem no teclado para aumentar o brilho. Em alternativa, selecione o menu Apple  > Definições do sistema (ou Preferências do sistema) e, em seguida, clique em Monitores e utilize aí o controlo de brilho.

  • Se o monitor externo não for fabricado pela Apple, poderá ser necessário utilizar os controlos e o sistema de menus integrados para ajustar o brilho. Se não conseguir efetuar essa ação e o monitor estiver escuro, este pode não ter energia ou pode não estar a funcionar corretamente.

Atualização de software

O software pode afetar a deteção do monitor, a qualidade da imagem no monitor e as resoluções e taxas de atualização disponíveis para o monitor.

  • Instale as atualizações mais recentes do macOS, que também fornecem atualizações de firmware para monitores fabricados pela Apple.

  • Se o monitor não for fabricado pela Apple, certifique-se de que este está a utilizar o firmware mais recente do fabricante. Consulte a documentação do monitor ou visite o site do fabricante para obter detalhes.

Se ainda precisar de ajuda

As informações sobre os produtos não fabricados pela Apple ou os sites independentes não controlados ou testados pela Apple são disponibilizadas sem recomendações nem aprovação. A Apple não assume qualquer responsabilidade no que diz respeito à seleção, ao desempenho ou à utilização dos sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a fiabilidade dos sites de terceiros. Contacte o fornecedor para obter mais informações.

Data de publicação: