Idiomas

Mac 101: Automator

O Automator é seu assistente pessoal em automação, tornando mais fácil para você fazer mais e com menos problemas. Com o Automator, você usa um simples processo de arrastar e soltar para criar e executar "receitas de automação" que executam tarefas simples ou complexas para você, quando e onde for necessário.

Com o Automator você pode automatizar grande parte do que faz com seu computador. Criar e imprimir um diretório família com os contatos na sua Agenda. Localizar e adicionar imagens dos seus itens favoritos do iPhoto. Imprimir seus documentos do iPad. Renomear instantaneamente dezenas de arquivos no Finder. Até mesmo executar backups programados de informações importantes. Não há limite para o que você pode fazer, e o Automator pode fazer em segundos e minutos o que poderia levar horas fazendo à mão.

Amostra de fluxo de trabalho "Foto instantânea"

Você já quis tirar uma foto rápida de si mesmo para adicionar a um e-mail, mensagem ou bate-papo? Como um exemplo de como você pode usar facilmente o Automator para criar suas próprias ferramentas de automação, aqui temos um fluxo de trabalho que pode ser construído e instalado como um serviço para todo o sistema para usar a câmera integrada do Mac portátil ou do iMac para tirar e adicionar instantaneamente uma foto sua à biblioteca do iPhoto. ("Serviço para todo o sistema" significa que você poderá acessá-lo a partir do menu de um aplicativo, sob Serviços, conforme exibido no final destas etapas.)

Siga estas etapas no seu computador para fazer o mesmo serviço para si mesmo:


O ícone do Automator no Launchpad

  1. Abra o Automator no Launchpad clicando no ícone do "Otto", o robô do Automator. Uma nova janela do fluxo de trabalho do Automator será exibida.
  2. Você escolhe o tipo do documento de fluxo de trabalho do Automator que deseja criar a partir da folha do seletor de modelo

  3. Na nova folha do seletor de modelo suspensa da janela (como exibido acima), selecione Serviço como o tipo do documento de fluxo de trabalho para criar e então clique no botão Escolher. A folha de modelo recuará para revelar um novo documento de fluxo de trabalho, pronto para edição:

    Uma janela de fluxo de trabalho do Automator, pronta para ser editada

Elementos da janela de fluxo de trabalho do Automator

Uma janela do Automator (consulte a imagem acima) contém:

  • (1) uma coluna Biblioteca do lado esquerdo, classificada por aplicativo ou categoria, contendo uma lista de todas as ações do Automator instaladas no seu computador
  • (2) uma coluna Ação na parte central exibindo as ações disponíveis para o aplicativo ou categoria selecionada
  • (3) um campo de busca para localizar rapidamente as ações a serem adicionadas ao fluxo de trabalho
  • (4) uma caixa de informações na parte inferior esquerda para fornecer informações úteis sobre uma ação selecionada
  • (5) um painel de fluxo de trabalho do lado direito da janela, onde você arrasta as ações para construir sua "receita de automação"
  • (6) O menu local "Serviço recebe"


Vamos continuar criando um fluxo de trabalho de captura de instantânea:

  1. Os fluxos de trabalho de serviço muitas vezes são projetados para trabalhar com arquivos ou texto, selecionados em outros aplicativos, como os arquivos de imagem selecionados no Finder. Nesse exemplo de fluxo de trabalho, o serviço criará uma nova foto para você, então não será necessário aceitar qualquer outro arquivo como entrada para o fluxo de trabalho. Defina o fluxo de trabalho de serviço para ignorar quaisquer itens selecionados existentes escolhendo sem entrada no menu local Serviço recebe (6) na parte superior da janela (veja a imagem acima).
  2. Agora que os ajustes de entrada do fluxo de trabalho de serviço foram definidos, vamos construir o fluxo de trabalho encontrando e adicionando ações da Biblioteca de Ações à área de fluxo de trabalho. Começaremos localizando uma ação do Automator para capturar um instantâneo da câmera. No campo de busca (1), insira o termo vídeo e quaisquer ações do Automator relacionadas a esse termo de busca serão exibidas na lista de Ações abaixo do campo de busca (veja abaixo).

  3. Arrastando uma ação para a área de fluxo de trabalho

  4. De acordo com sua descrição no canto inferior esquerdo da janela de fluxo de trabalho (veja acima), a ação Gravar Vídeo é perfeita para automatizar a visão rápida de uma foto utilizando a câmera integrada do computador. Arraste o título da ação a partir da lista de Ações (2) para a área de fluxo de trabalho (3).
  5. Libere o cursor para terminar de adicionar a ação ao fluxo de trabalho:

  6. As ações do Automator exibem seus controles de parâmetro na visualização em linha da ação

  7. Quando uma ação é adicionada à área do fluxo de trabalho (veja acima), ela exibe uma visualização retangular contendo controles para ajustar os valores de qualquer parâmetro que ela usar. Na visualização da ação Gravar Vídeo, há uma caixa de seleção, intitulada Tirar fotos automaticamente, para indicar se você deseja exigir que o usuário clique em um botão para tirar a instantânea de foto. Selecione a caixa de seleção (1) para que o fluxo de trabalho tire a foto automaticamente. Tudo o que você precisa fazer é sorrir.
  8. Usando o mesmo processo de buscar e adicionar usado para localizar e adicionar a ação Gravar Vídeo para o fluxo de trabalho, busque o termo importar e localize e adicione a ação Importar Arquivos para o iPhoto no final do fluxo de trabalho:

  9. Uma segunda ação foi adicionada ao fluxo de trabalho

    Observe que duas ações no fluxo de trabalho (consulte acima) são interligadas (1), indicando que os resultados da primeira ação, o novo arquivo de foto capturado pela câmera do computador, serão transmitidos para a segunda ação como sua entrada. É geralmente assim que os fluxos de trabalho do Automator funcionam, transmitindo as informações e itens entre cada etapa (ação) no fluxo de trabalho.

  10. Finalmente, como um pouco de limpeza, indicamos a exclusão do arquivo de imagem original capturado pela câmera, após ter sido importado para o iPhoto, selecionando a caixa de seleção Apagar as Imagens de Origem... (2) na visualização da ação (veja acima).

    Isso é tudo para criar um fluxo de trabalho simples para capturar uma instantânea da câmera e adicioná-la ao iPhoto! Agora você estará pronto para salvar e instalar o fluxo de trabalho.
     
  11. Para salvar e instalar o fluxo de trabalho do serviço, escolha Salvar… no menu Arquivo. Na folha de nomeação suspensa, insira Foto instantânea como o nome para o serviço e clique no botão Salvar. O novo fluxo de trabalho do serviço será instalado automaticamente como parte da arquitetura dos serviços para todo o sistema e estará disponível a partir do menu Serviços de qualquer aplicativo. Agora você pode fechar a janela do fluxo de trabalho.

Usando o serviço

Para usar seu novo serviço, centralize-se em frente ao computador e selecione Foto instantânea no menu Serviços, que está disponível em qualquer aplicativo:


Executando o serviço

Seu Mac emitirá um sinal sonoro três vezes e então capturará uma imagem, que será adicionada automaticamente à biblioteca do iPhoto:


A nova instantânea é adicionada ao iPhoto

Usando o Automator, agora você tem uma ferramenta útil para capturar e adicionar uma instantânea de si mesmo à biblioteca do iPhoto.

 

Additional Information

Dica: quer saber mais sobre o Automator? Consulte a Ajuda Automator integrada no seu Mac (em Automator, selecione Ajuda Automator no menu Ajuda).
Última modificação: 13/02/2012
Ajudou?
Sim
Não
  • Last Modified: 13/02/2012
  • Article: HT2488
  • Views:

    2017
  • Rating:
    • 20.0

    (1 respostas)

Outras informações