Idiomas

Mac OS X: em que consiste o Arranque em segurança e o Modo de segurança?

Saiba mais sobre o Modo de segurança, uma forma especial de iniciar quando está a resolver problemas.

O que é o "Modo de segurança"?

O Modo de segurança é uma forma de iniciar o Mac que efectua determinadas verificações e que impede que alguns tipos de software sejam automaticamente carregados ou abertos. 

Ao iniciar em Modo de segurança, o sistema efectua o seguinte:

  • Força uma verificação ao volume de arranque, tal como a funcionalidade Primeiros socorros do Utilitário de Discos. Durante essa verificação, poderá ver uma barra de progresso no ecrã e o computador poderá demorar mais tempo do que o habitual a concluir o arranque.
  • Apenas carrega extensões do kernel que sejam necessárias.
  • Desactiva todos os tipos de letra instalados pelo utilizador.
  • Move para o Lixo as caches dos tipos de letra que estão armazenadas em /Biblioteca/Caches/com.apple.ATS/(uid)/, em que (uid) é um número de ID de utilizador, como por exemplo 501 (Mac OS X v10.4 ou posterior).
  • Desactiva todos os itens de arranque e de início de sessão no Mac OS X v10.4 ou posterior.
  • No Mac OS X v10.3.9 ou anterior, o Modo de segurança abre apenas itens de arranque instalados pela Apple (esses itens podem estar instalados em /Biblioteca/StartupItems ou em /Sistema/Biblioteca/StartupItems). Estes itens são diferentes dos itens de início de sessão de conta seleccionadas pelo utilizador.

Em conjunto, essas alterações podem ajudar a resolver ou a isolar determinados problemas que existem no volume de arranque.

Iniciar em Modo de segurança

Para iniciar em Modo de segurança (Arranque em segurança), siga os seguintes passos.

  1. Certifique-se de que o seu Mac está desligado.
  2. Prima o botão de alimentação.
  3. Imediatamente após ouvir o som de arranque, mantenha premida a tecla Shift.
    A tecla Shift deve ser premida o mais rapidamente possível após o som de arranque, mas não antes de o som ser emitido.
  4. Solte a tecla Shift quando visualizar o logótipo cinzento da Apple e o indicador de progresso (tem o aspecto de engrenagem a girar).

Depois de o logótipo aparecer, deve ver uma barra de progresso durante o arranque. Isto indica que o seu computador está a executar uma verificação de directórios como parte do Modo de segurança.

Para sair do Modo de segurança, reinicie o computador sem premir nenhuma tecla durante o arranque.

Iniciar em Modo de segurança sem um teclado

Se não tiver um teclado para iniciar em Modo de segurança, mas já tiver acesso remoto ao computador, pode configurar o computador para iniciar em Modo de segurança através da linha de comandos.

  1. Aceda à linha de comandos abrindo remotamente o Terminal ou iniciando sessão no computador via SSH.
  2. Execute o seguinte comando no Terminal ou na linha de comandos:

    sudo nvram boot-args="-x"

    (Se também quiser iniciar em modo verboso, utilize o comando sudo nvram boot-args="-x -v")
     
  1. Depois de utilizar o Arranque em segurança, para voltar a um arranque normal, execute este comando no Terminal ou na linha de comandos:

    sudo nvram boot-args=""

Algumas funcionalidades não estão disponíveis no Modo de segurança

O Modo de segurança pode ser útil na resolução de problemas. No entanto, certas funcionalidades do Mac OS X não funcionam no Modo de segurança. Por exemplo, não pode utilizar o Leitor de DVD, a captura de vídeo no iMovie, dispositivos de entrada ou saída de áudio ou um modem interno ou externo USB. O comportamento de alguns dispositivos, como ligações de rede sem fios, poderá variar dependendo do computador e da versão do Mac OS X.

O Modo de segurança no Mac OS X v10.5 ou posterior também desactiva o Quartz Extreme (elementos gráficos acelerados por hardware). As aplicações que dependem do Quartz Extreme não abrem em Modo de segurança e a barra de menus do Mac OS X aparece sólida, mesmo que a opção "Barra de menus translúcida" esteja activada no painel de preferências "Secretária e Protecção de ecrã".

O Modo de segurança no Mac OS X v10.6 ou posterior desactiva também o acesso à Partilha de ficheiros. Isto significa que não pode montar discos ou volumes do Time Capsule servidos por outros computadores com o Mac OS X em Modo de segurança.

Última alteração: 6/Dez/2013
Útil?
Sim
Não
  • Last Modified: 6/Dez/2013
  • Article: HT1564
  • Views:

    12008
  • Rating:
    • 20.0

    (1 respostas)

Informações adicionais de suporte do produto