Idiomas

ABC do Mac: o Time Machine efectua cópias de segurança do Mac

Saiba como configurar o Time Machine para efectuar cópias de segurança, como restaurar itens, como utilizar o Restauro do Sistema para fazer voltar o seu Mac a uma data específica, como migrar cópias de segurança para um novo Mac e muito mais.

O Time Machine é uma funcionalidade de cópia de segurança integrada no OS X que funciona com o Mac e uma unidade externa (disponível em separado) ou com o AirPort Time Capsule. Ligue a unidade, diga ao Time Machine para a utilizar e relaxe. O Time Machine efectua automaticamente uma cópia de segurança de todo o seu Mac, incluindo ficheiros de sistema, aplicações, contas, preferências, mensagens de e-mail, música, fotografias, filmes e documentos. O que distingue o Time Machine de outras aplicações de cópia de segurança é o facto de não só manter uma cópia adicional de todos os ficheiros, como também memorizar o aspecto do sistema num determinado dia para que seja possível revisitar o Mac no passado. O Time Machine guarda as cópias de segurança efectuadas de hora a hora nas últimas 24 horas, as cópias de segurança diárias do último mês e as cópias de segurança semanais até a unidade ficar cheia.

O OS X Lion e posterior permitem-lhe:

  • Cifrar a sua cópia de segurança do Time Machine.
  • Comece com a Recuperação do OS X através do seu disco de cópia de segurança do Time Machine. Com o OS X v10.7.3 e posterior, o Time Machine efectua também uma cópia de segurança do Sistema de Recuperação do seu Mac na sua unidade de cópia de segurança. Isto permite-lhe utilizar a unidade do Time Machine para iniciar o seu Mac, se necessário. Ligue simplesmente a sua unidade Time Machine e mantenha premida a tecla Opção durante o arranque para seleccionar a unidade como disco de arranque.

O OS X Mountain Lion e posterior permitem-lhe:

  • Cifrar as cópias de segurança de rede e do AirPort Time Capsule.
  • Seleccionar vários destinos para a cópia de segurança que o Time Machine irá utilizar à vez nos ciclos de cópia de segurança.
  • Completar cópias de segurança quando o Mac se encontra em Power Nap (em Macs compatíveis).

O OS X Mavericks permite-lhe:

  • Estar informado sobre as cópias de segurança iniciais através de Notificações. O Time Machine apresenta uma notificação depois de concluir a primeira cópia de segurança ou se surgirem quaisquer problemas durante a cópia de segurança inicial. 
    notificações do time machine

Menu do Time Machine

O menu do Time Machine na barra de menus também lhe permite saber quando uma cópia de segurança está a ser efectuada em segundo plano. Enquanto a cópia de segurança estiver em progresso, o ícone do menu inclui uma seta adicional no Mavericks ou roda no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio em versões anteriores do OS X.

ícone inactivo    ícone de alerta do menu do time machineícone de alerta
inactivo cópia de segurança
em curso
impossível efectuar cópia de segurança

Pode verificar o estado da sua cópia de segurança clicando no ícone do Time Machine na barra de menus. Se vir um ícone do Time Machine na barra de menus que indique um potencial problema, clique no ícone para saber o que está a impedir o Time Machine de efectuar a cópia de segurança.

menu do time machine

Nota: pode também seleccionar este menu mantendo premida a tecla Opção para ver opções adicionais: verificar o seu disco de cópia de segurança ou seleccionar manualmente um disco de cópia de segurança diferente para navegar.

Saiba mais

Para obter informações adicionais sobre a configuração e utilização do Time Machine, seleccione um dos tópicos abaixo.

Comprimir tudo | Expandir tudo

Configurar as cópias de segurança do Time Machine utilizando uma unidade externa

Configurar o Time Machine é tão fácil como ligar uma unidade externa ao Mac através de Thunderbolt, FireWire ou USB.

Se não especificou um dispositivo Time Machine para a cópia de segurança e se ligar uma unidade externa, o Time Machine irá apresentar um diálogo semelhante a este:

Nota: o texto "A minha cópia de segurança (489.5 GB)" no exemplo acima será substituído pelo nome e pela capacidade da unidade externa que ligar.

  • Clique em "Usar como disco de cópia de segurança" para confirmar que pretende utilizar a unidade para cópias de segurança do Time Machine.  As preferências do Time Machine são apresentadas com esta unidade seleccionada como destino da cópia de segurança.
  • Assinale "Cifrar disco de cópia de segurança" se pretender cifrar a unidade externa da cópia de segurança do Time Machine através do FileVault 2 (apenas OS X Lion e posterior).

É tudo o que tem de fazer para que o Time Machine efectue automaticamente cópias de segurança do Mac. O painel Time Machine das Preferências do Sistema será semelhante ao apresentado:

Nota: a capacidade da unidade e a designação "A minha cópia de segurança" no exemplo apresentado acima serão substituídas pelo nome e pela capacidade da unidade externa que configurar como cópia de segurança do Time Machine.

Preparar um disco novo manualmente para o Time Machine

  1. Se pretende apagar um disco antes de o usar com o Time Machine, siga estes passos:
  2. Abra o Utilitário de Discos (localizado na pasta Utilitários).
  3. Ligue o disco se não estiver já ligado.
  4. No lado esquerdo da janela de Utilitário de Discos, seleccione o disco que pretende usar com o Time Machine.
  5. Opcional: se pretender efectuar uma partição do disco, clique no separador Partição e seleccione uma disposição. Certifique-se de que "Mac OS expandido (com journaling)" está seleccionado no menu Formatação para a partição que irá ser usada para cópias de segurança. Clique em Aplicar.
  6. Clique no separador Apagar.
  7. Opcional: se pretender apagar o disco com segurança, clique nas Opções de segurança para configurar e, em seguida, clique em OK.
  8. Clique em Apagar.
  9. Depois de apagar, abra as preferências do Time Machine nas Preferências do Sistema e configure conforme descrito na secção acima.
     

Acerca da primeira cópia de segurança

É aconselhável que configure o Time Machine à noite para que a cópia de segurança inicial possa ser efectuada durante a noite, já que poderá demorar algum tempo, dependendo do tamanho do volume do OS X. Não deve interromper a cópia de segurança inicial. Pode continuar a utilizar o Mac enquanto o Time Machine efectua a cópia de segurança.

Quando a cópia de segurança inicial estiver concluída, o Time Machine efectua cópias de segurança subsequentes, de hora a hora, apenas dos ficheiros que tenham sido alterados no Mac desde a última cópia de segurança (desde que a unidade de cópia de segurança esteja ligada).

Sugestão: poderá iniciar manualmente um ciclo de cópias de segurança do Time Machine a qualquer momento, seleccionando Efectuar cópia de segurança agora no menu do Time Machine, mesmo que tenha as preferências do Time Machine desactivadas.

Seleccionar manualmente uma unidade de cópia de segurança

Pode seleccionar manualmente uma unidade de cópia de segurança no painel Time Machine das Preferências do Sistema.

  1. Seleccione o menu Time Machine > Abrir preferências do Time Machine…
  2. Se o ícone de cadeado na parte inferior esquerda estiver bloqueado, clique no mesmo e introduza um nome e uma palavra-passe de administrador para o desbloquear.
  3. Clique em "Seleccione o disco...".
  4. Seleccione uma unidade e, de seguida, clique em Usar Disco.

Nota: no OS X Mountain Lion e posterior, se um dispositivo de cópia de segurança já estiver seleccionado, ser-lhe-á pedido que clique numa destas opções:

  • Cancelar – irá cancelar o processo e manter as definições do Time Machine.
  • Substituir (nome da unidade actual) – o Time Machine irá deixar de utilizar a unidade actual e irá substituí-la pela nova selecção.
  • Utilizar as duas – o Time Machine utiliza ciclicamente os vários dispositivos para cópia de segurança. Consulte a secção "Configurar uma cópia de segurança adicional do Time Machine (OS X Mountain Lion ou posterior)" em baixo para obter mais detalhes.

Escolher uma unidade de cópia de segurança

Quando escolhe uma unidade nas preferências do Time Machine para guardar a informação da sua cópia de segurança, todas as unidades disponíveis que pode utilizar estão na lista. Se efectuou partição de uma unidade, as unidades particionadas qualificadas estão na lista. Se não encontra a sua unidade na lista, verifique o seguinte:

  • O Time Machine apenas efectua cópias de segurança para uma unidade externa ligada a uma estação-base AirPort Extreme 802.11ac. O Time Machine não pode efectuar cópias de segurança para unidades externas ligadas a outros modelos de estações-base AirPort Extreme.
  • O formato mais comum para uma unidade de cópia de segurança do Time Machine é o formato Mac OS Expandido (com journaling) embora o Time Machine suporte também os formatos Mac OS Expandido (diferenciação de maiúsculas, com journaling) e XSan.
  • O Time Machine não pode efectuar cópias de segurança para uma unidade formatada para o Microsoft Windows (formato NTFS ou FAT).  Se seleccionar uma unidade formatada em NTFS ou FAT, o Time Machine solicitará a reformatação da unidade. Seleccione outra unidade ou reformate a unidade no formato Mac OS Expandido (com journaling). Importante: uma vez que a reformatação apaga todos os ficheiros existentes na unidade, deverá apenas fazê-lo caso já não necessite dos ficheiros ou tenha cópias dos mesmos noutra unidade.
  • Se tiver efectuado partições no disco com o tipo MBR (Master Boot Record), algumas partições poderão não estar disponíveis para utilização com o Time Machine. Recomenda-se o tipo Tabela de partições GUID (GPT).
  • O Time Machine funciona melhor se utilizar a unidade de cópia de segurança apenas para cópias de segurança do Time Machine. Se guardar outros ficheiros no disco de cópia de segurança, o Time Machine não efectuará cópias desses ficheiros e o espaço disponível para as cópias de segurança do Time Machine será reduzido. 

Configurar o Time Machine para cópias de segurança utilizando um AirPort Time Capsule

Se tiver um AirPort Time Capsule na rede doméstica, pode utilizá-lo como o dispositivo de cópia de segurança do Time Machine. Consulte a documentação fornecida com o AirPort Time Capsule para obter informações sobre como o configurar na rede doméstica. Assim que o AirPort Time Capsule tiver sido configurado para a sua rede doméstica:

  1. Abra as preferências do Time Machine e clique em "Seleccione o disco...". 
  2. Na folha apresentada, seleccione o AirPort Time Capsule que pretende usar para cópias de segurança.

No OS X Mountain Lion ou posterior, pode seleccionar a opção "Cópias de segurança cifradas" para cifrar a cópia de segurança no AirPort Time Capsule através do FileVault 2.

Sugestão: clique em "Configurar outro Time Capsule" para abrir o Utilitário AirPort e configurar o AirPort Time Capsule. Introduza o nome e a respectiva palavra-passe ou apenas a palavra-passe que definiu para o AirPort Time Capsule através do Utilitário AirPort. 

Acerca da primeira cópia de segurança para um AirPort Time Capsule

A sua cópia de segurança inicial poderá ser mais rápida se deixar o computador na mesma divisão onde se encontra o AirPort Time Capsule ou se utilizar um cabo Ethernet para ligar o Mac a uma das portas Ethernet no AirPort Time Capsule. Não deverá interromper a ligação à cópia de segurança inicial colocando o computador em modo de pausa ou encerrando-o. Pode continuar a utilizar o Mac enquanto o Time Machine efectua a cópia de segurança.  Encontrará informações adicionais sobre como efectuar cópias de segurança com o AirPort Time Capsule pela primeira vez

Assim que a cópia de segurança inicial estiver concluída, o Time Machine efectua cópias subsequentes dos ficheiros que alterou no seu Mac desde a última cópia de segurança. As cópias de segurança subsequentes são efectuadas quando estiver disponível uma ligação entre o Mac e a unidade de cópia de segurança. Pode iniciar manualmente um ciclo de cópia de segurança do Time Machine seleccionando "Efectuar cópia de segurança agora" no menu Time Machine, na barra de menus.

Configurar uma cópia de segurança do Time Machine adicional (OS X Mountain Lion e Mavericks)

O Time Machine no OS X Mountain Lion permite-lhe adicionar um destino para uma cópia de segurança adicional do Time Machine à sua lista de destinos de cópia de segurança Time Machine. Pode utilizar esta funcionalidade para obter uma cópia de segurança do Time Machine extra e/ou ter uma cópia de segurança do Time Machine noutro local. Por exemplo, pode ter um destino para uma cópia de segurança Time Machine em casa e um destino para uma cópia de segurança no trabalho.

Só tem de adicionar uma unidade externa ou um AirPort Time Capsule através do painel Time Machine das Preferências do Sistema, com os passos descritos em cima.

Depois de configurado, o Time Machine utiliza ciclicamente os destinos configurados para as cópias de segurança do Time Machine. Se não for possível encontrar um destino na altura de um ciclo de cópia de segurança, o Time Machine irá saltar esse destino. O Time Machine tenta encontrar o próximo destino para uma cópia de segurança na lista até encontrar um destino com que possa interagir e completar assim a cópia de segurança.

Seleccionar elementos a excluir da cópia de segurança

Nas preferências do Time Machine, clique no botão Opções para ajustar as definições. Surge uma folha semelhante à seguinte:

Esta caixa de diálogo permite excluir ficheiros, pastas ou volumes completos da cópia de segurança. Poderá pretender efectuar isto para evitar encher a unidade de cópia de segurança. Por exemplo, se modificar regularmente um ficheiro muito grande (por exemplo, superior a 1 GB), poderá adicionar o ficheiro à lista "Excluir estes elementos das cópias de segurança". O Time Machine efectua cópias de segurança dos ficheiros modificados, tenha muitas ou poucas alterações entre as cópias. 

A opção "Avisar depois de serem apagadas as cópias de segurança antigas" indica ao Time Machine para avisar quando as cópias de segurança antigas forem removidas da unidade de cópia de segurança, para libertar espaço para cópias de segurança mais recentes.  

Restaurar dados a partir de cópias de segurança do Time Machine

Com o Time Machine, pode "recuar no tempo" para restaurar ficheiros, versões de ficheiros ou o sistema completo. Certifique-se de que a unidade de cópia de segurança está instalada e montada. Se não estiver, o Time Machine irá avisá-lo de que "Não é possível encontrar o disco de cópia de segurança do Time Machine".

Restaurar ficheiros ou pastas específicos

Seleccione Aceder ao Time Machine no menu do Time Machine e a interface de restauro será apresentada. Pode literalmente ver as suas janelas tal como apareciam "no passado". 


Pode utilizar o cronograma do lado direito da janela para aceder a um determinado ponto no tempo. O cronograma apresenta as horas de todas as cópias de segurança na unidade de cópia de segurança. Se não souber exactamente quando apagou ou alterou um ficheiro, pode utilizar a seta de voltar atrás para deixar o Time Machine viajar automaticamente no tempo, de modo a mostrar a data da última modificação da pasta.

Nota: as datas a cor-de-rosa indicam que os dados estão contidos no dispositivo de cópia de segurança do Time Machine. As datas a branco indicam que os dados estão contidos no Mac. No OS X Lion v10.7 e posterior, os portáteis Mac incluem instantâneos locais

Pode também efectuar uma pesquisa Spotlight a partir do Finder. Basta introduzir um termo no campo de pesquisa Spotlight e utilizar a seta de voltar atrás para que o Time Machine pesquise todas as cópias de segurança para encontrar o que procura.

Antes de restaurar um ficheiro, também pode utilizar a aplicação Vista Rápida para pré-visualizar um ficheiro e ter a certeza de que é o que procura. Realce o ficheiro e prima a Barra de espaço para apresentar uma visualização rápida.

Para restaurar, seleccione o ficheiro/pasta e clique no botão "Restaurar". O ficheiro será automaticamente copiado para a Secretária ou para a pasta apropriada.  Se o ficheiro que está a restaurar contiver outro ficheiro com o mesmo nome no mesmo local, terá de indicar se pretende manter os dois ficheiros ou apenas um deles.

Restaurar o sistema inteiro a partir de uma cópia de segurança

Restaurar a partir de uma cópia de segurança efectuada num Mac para o mesmo Mac

Mantenha premidas as teclas Comando + R durante o arranque para iniciar o computador a partir do sistema de Recuperação. O menu de Recuperação que aparece inclui a opção para restaurar a partir de uma cópia de segurança do Time Machine. Se estiver a utilizar o Mac OS X Snow Leopard, inicie o computador a partir do disco de instalação. Em seguida, utilize o utilitário "Restaurar a partir da cópia de segurança do Time Machine".

Nota: se surgir a mensagem "Não é possível restaurar esta cópia de segurança porque foi criada num modelo de Mac diferente" ao restaurar uma cópia de segurança efectuada num Mac diferente, siga as instruções apresentadas no ecrã. Se estiver a tentar restaurar a sua cópia de segurança de um Mac para outro, utilize o Assistente de Migração para transferir dados a partir da cópia de segurança, como descrito na secção seguinte.

Migrar uma cópia de segurança do Time Machine para um Mac novo

Se comprar um Mac novo, pode transferir todas as aplicações, ficheiros, definições e outras informações a partir de uma cópia de segurança do Time Machine já existente. Quando iniciar o seu novo Mac pela primeira vez, o Assistente de configuração pergunta-lhe se gostaria de restaurar a partir de uma cópia de segurança. Caso já tenha configurado o seu Mac, pode utilizar o Assistente de Migração (localizado em Aplicações/Utilitários) para fazer o mesmo.

Assim que o Assistente de Migração concluir a transferência e seleccionar a unidade de cópia de segurança existente do Time Machine, será apresentada a opção "Herdar". Assim que estiver seleccionada, poderá continuar a utilizar a cópia de segurança existente do Time Machine no Mac novo.

Additional Information

Se a sua unidade de cópia de segurança ficar cheia

À medida que a sua unidade de cópia de segurança começa a encher, o Time Machine apaga, de forma inteligente, as cópias de segurança mais antigas para ter espaço para as mais recentes. Também o alerta se a opção "Avisar depois de serem apagadas as cópias de segurança antigas" estiver seleccionada nas preferências do Time Machine.

Considere as seguintes opções se o disco de cópia de segurança enche frequentemente e se as cópias de segurança mais antigas são apagadas antes de o pretender:

  • Utilize uma unidade adicional para as suas cópias de segurança ou transfira-as para uma unidade maior e mais recente, seguindo os passos do artigo Time Machine: transferir cópias de segurança da unidade de cópia de segurança actual para uma nova unidade.
    •   Sugestão: também pode procurar cópias de segurança antigas na unidade original, através de "Pesquisar outros discos do Time Machine". Para ver esta opção, prima a tecla Opção e, em seguida, clique no menu Time Machine no Finder (para ver o menu, a opção "Mostrar estado do Time Machine na barra de menus" deverá estar seleccionada nas preferências do Time Machine).
       
  • Reduza a quantidade de informações na cópia de segurança, adicionando-as à lista "Excluir estes elementos das cópias de segurança" nas preferências do Time Machine, conforme descrito acima. A unidade de cópia de segurança ficará cheia com menor frequência.
     
  • Apague o(s) ficheiro(s) que já não seja(m) necessário(s) (como os da Secretária, da pasta Documentos ou de outros locais da sua pasta pessoal), para que já não façam parte da cópia de segurança.  Poderá também aceder à interface de restauro do Time Machine e encontrar ficheiros que possam ser removidos da própria unidade de cópia de segurança para poupar espaço. Para tal, seleccione o(s) ficheiro(s) e, no menu pop-up Acção (ícone da roda dentada) na janela do Finder do Time Machine, seleccione "Apagar todas as cópias de segurança de...". Certifique-se de que apenas elimina os ficheiros de que não vai necessitar ou que não pretende restaurar mais tarde.

Importante: A informação sobre produtos não fabricados pela Apple é fornecida para fins meramente informativos e não constitui uma aprovação ou uma recomendação da Apple. Para informações adicionais, contacte o seu fornecedor.

Última alteração: 17/Fev/2014
Útil?
Sim
Não
  • Last Modified: 17/Fev/2014
  • Article: HT1427
  • Views:

    16345
  • Rating:
    • 20.0

    (1 respostas)

Informações adicionais de suporte do produto