Se o Time Machine demorar muito tempo a efetuar a cópia de segurança

O Time Machine foi concebido para funcionar em segundo plano, sem interferir com o funcionamento normal do computador. Efetua apenas cópias de segurança das alterações realizadas desde a última cópia de segurança, pelo que, após a primeira, as cópias de segurança subsequentes devem ser mais rápidas.

Verificar se existem ficheiros grandes que sejam atualizados com frequência

Algumas apps armazenam dados em ficheiros invulgarmente grandes que a app atualiza frequentemente. A cópia de segurança desses ficheiros pode ser demorada e o Time Machine efetua a cópia de segurança dos mesmos sempre que detetar que foram alterados.

Pode encontrar documentos grandes e acedidos com frequência no Mac e, em seguida, optar por excluir esses ficheiros da cópia de segurança do Time Machine.

Em alternativa, contacte o programador da app para saber qual é a melhor forma de a utilizar com o Time Machine.

Verificar se existem apps que mantenham o disco de cópia de segurança ocupado

Algumas apps, como os programas antivírus, podem manter o disco de cópia de segurança ocupado ao aceder frequentemente ao disco para localizar ou guardar itens. Verifique se as definições da app podem ser alteradas para impedir tal aconteça e utilize o disco de cópia de segurança do Time Machine apenas para o mesmo.

Ligar o disco de cópia de segurança diretamente ao Mac

Se estiver a utilizar o disco de cópia de segurança do Time Machine através de uma rede, a velocidade da cópia de segurança é afetada pelo desempenho da rede. Poderá conseguir um melhor desempenho ligando o disco de cópia de segurança diretamente ao Mac.

Atualizar o macOS e utilizar um disco de cópia de segurança formatado com APFS

Se utilizar o mesmo disco de cópia de segurança to Time Machine que utilizava antes da atualização para o macOS Big Sur ou posterior, siga estes passos:

  1. Certifique-se de que está a utilizar o macOS Big Sur ou posterior. Saiba qual é o macOS utilizado pelo Mac.

  2. Selecione o disco de cópia de segurança no Finder.

  3. Selecione Ficheiro > Informações na barra de menus. Na janela de informações aberta, procure o elemento denominado Formato.

  4. Se o formato não for APFS, mas pretender um melhor desempenho do Time Machine, use o Utilitário de discos para apagar o disco de cópia de segurança utilizando o formato APFS. Este procedimento apaga definitivamente todas as cópias de segurança e outros dados existentes no disco.

  5. Configure o Time Machine para utilizar novamente o disco de cópia de segurança. Após a primeira, as cópias de segurança subsequentes deverão ser mais rápidas.

Mais informações

Iniciar, pausar ou retomar uma cópia de segurança do Time Machine

Data de publicação: