Esse artigo foi arquivado e não será mais atualizado pela Apple.

AirPort: como estabelecer conexão com uma rede Wi-Fi criptografada com WEP ou WPA

Saiba mais sobre como estabelecer conexão com uma rede Wi-Fi criptografada.

Antes de começar

Existem dois tipos comuns de esquemas de proteção (criptografia) de senha Wi-Fi que podem ser usados por estações base Wi-Fi. O método preferido é chamado de WPA (Wi-Fi Protected Access), que é exibido como "WPA2 Pessoal" ou "WPA/WPA2 Pessoal" no Utilitário AirPort.

O outro método, mais antigo e muito menos seguro, é chamado de WEP (Wired Equivalent Privacy). Ele é exibido como "WEP (Segurança Transacional de Rede)" no Utilitário AirPort. Não use WEP, a menos que seja o único tipo de segurança Wi-Fi compatível com seu dispositivo. Lembre-se também de que ele atualmente não é nada seguro. Se você precisar usar WEP, tente configurar sua rede Wi-Fi WEP em segmentos isolados, à parte, contendo apenas os dispositivos que exigem esse método. Em seguida, use um roteador para fazer a ligação entre a rede WEP isolada e sua rede WPA principal.

Iniciar sessão

Clique no ícone da barra de menus do AirPort e escolha a rede desejada. Uma janela de início de sessão é exibida informando "...exige uma senha WPA" no caso de uma rede WPA" ou "...exige uma senha WEP" no caso de uma rede WEP.

Insira a senha e clique em OK. Se você não souber a senha, entre em contato com o administrador da rede.

Redes WEP sem fio que não são da Apple

Para estabelecer conexão com uma rede sem fio criptografada que não seja da Apple usando um computador com uma placa AirPort, é necessário usar um dos dois tipos diferentes de entrada de senha (o administrador da rede decide o tipo a ser usado). São elas:

Senha ASCII

Se você recebeu uma senha com texto ASCII simples, use aspas (") antes e depois da senha. Elas diferenciam maiúsculas e minúsculas e têm pelo menos 5 caracteres no caso de redes criptografadas de 40 bits ou pelo menos 13 caracteres no caso de redes criptografadas de 128 bits.

  • Exemplo de 40 bits: "sn123”

  • Exemplo de 128 bits: "senha12345678”

Senha hexadecimal

Se você recebeu uma senha que utiliza somente o intervalo hexadecimal de caracteres (abcdef0123456789), adicione um cifrão ($) antes da senha. Tais senhas têm pelo menos 10 caracteres no caso de redes criptografadas de 40 bits e pelo menos 26 caracteres no caso de redes de 128 bits.

Nota: em uma senha hexadecimal, o símbolo cifrão ($) é chamado de caractere de escape hexadecimal. Ele indica ao software que os caracteres seguintes devem ser tratados como números hexadecimais. Outros possíveis caracteres de escape hexadecimal são "0x" e "0X" (zero e x). O "x" pode ser maiúsculo ou minúsculo.

Exemplo de 40 bits: $1234abcdef

Exemplo de 40 bits: 0x1234abcdef

Exemplo de 128 bits: $12345678901234567890abcdef

Exemplo de 128 bits: 0x12345678901234567890abcdef

Nota: se você não tiver certeza do tipo de sua senha, tente os dois métodos citados acima ou entre em contato com o administrador da rede para obter mais informações sobre a senha.

Saiba mais

Quando você está com a sessão iniciada, o ícone da barra de menus do AirPort exibe a intensidade aproximada do sinal da rede sem fio. Se todas as quatro barras de sinal estiverem escurecidas, isso indicará que a taxa de transferência está muito boa. Caso não veja esse ícone da barra de menus, ative-o nas preferências AirPort.

Terminologia: derivação de 40 bits e 128 bits

As redes sem fio criptografadas usam chaves de 40 ou 128 bits. A chave é transmitida em codificação de oito bits (ASCII) ou quatro bits (hexadecimal).

Ao usar codificação hexadecimal, cada caractere na chave de criptografia final tem 4 bits quando convertido para binário. Os 26 caracteres de uma chave de 128 bits adicionam até 104 bits. Essa senha de 104 bits é combinada com um número aleatório de 24 bits, chamado de vetor de inicialização, para criar a chave de criptografia de 128 bits. O vetor de inicialização é fornecido com cada pacote de informações enviado e faz parte do algoritmo WEP (Wired Equivalent Privacy) e padrão 802.11b. Com criptografia de 40 bits, os dez caracteres hexadecimais se igualam a 40 bits, que são então combinados com o vetor de inicialização para criar a chave de criptografia de 64 bits. Nesse caso, o nome 40 bits está errado. Ele é, na verdade, uma chave de criptografia de 64 bits. Consequentemente, 40 bits pode ser referido como 64 bits em algumas referências.

Ao usar codificação ASCII, cada caractere da chave de criptografia final tem 8 bits. Assim, cinco caracteres resultam em 40 bits; e 13 caracteres, em 104 bits. O mesmo vetor de inicialização é adicionado para os totais de 64 e 128 bits.

As informações sobre produtos não fabricados pela Apple, ou sites independentes não controlados nem testados pela Apple, são fornecidas sem recomendação ou endosso. A Apple não assume responsabilidade alguma com relação à escolha, ao desempenho ou ao uso de sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a confiabilidade de sites de terceiros. Entre em contato com o fornecedor para obter mais informações.

Data da publicação: